
Plataformas de prototipagem de hardware para uso em disciplinas com aprendizagem baseada em projetos
2024; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português
10.21166/rext.v11i21.4477
ISSN2674-9319
AutoresMarcos Santana Farias, Gustavo Almeida Wong, Guilherme Dutra Gonzaga Jaime,
Tópico(s)Experimental Learning in Engineering
ResumoEste artigo aborda o desenvolvimento de plataformas de prototipagem de hardware, especificamente projetadas para otimizar o aprendizado em disciplinas que empregam a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) nas áreas de ciência da computação e engenharia. As plataformas desenvolvidas se concentram em tecnologias como ESP32, PIC e FPGA, e integram uma variedade de sensores e componentes auxiliares. Esse arranjo proporciona aos alunos um ambiente prático e interativo para que possam explorar, aprender e inovar. O projeto atravessou várias etapas, abrangendo pesquisa com professores e seleção de componentes, desenvolvimento de esquemas elétricos, criação de PCI e modelos 3D das placas, além da elaboração de documentação extensiva e materiais de treinamento, com destaque para o GitHub das aplicações. A uniformidade na seleção de componentes em diferentes plataformas visa promover uma aprendizagem integrada e coesa, facilitando a transição entre diferentes tecnologias e contextos de aplicação. As possíveis aplicações de teste para as plataformas são incluídas, abrangendo áreas como monitoramento ambiental, robótica, automação e criptografia, bem como a implementação de códigos de exemplo e a integração de protocolos de comunicação bem estabelecidos, a exemplo de HTTP e MQT. O projeto descrito ressalta a importância dessas plataformas no fortalecimento do aprendizado prático e teórico, na promoção da inovação e criatividade e na preparação de futuros profissionais para enfrentar desafios em um mundo tecnologicamente avançado e em constante evolução.
Referência(s)