Programa criança feliz e primeira infância melhor: um olhar voltado para a primeira infância
2024; Volume: 7; Issue: 15 Linguagem: Português
10.55892/jrg.v7i15.1294
ISSN2595-1661
AutoresAndreia da Silva de Souza, Silvana Janine Maganha Martins, Suelen Castilho Gonçalves,
Tópico(s)Breastfeeding Practices and Influences
ResumoA infância desempenha um papel crucial na formação de habilidades, especialmente nos primeiros dois anos de vida. No Brasil, somente em 2016 foi criado um programa de alcance nacional destinado a fortalecer os laços familiares e acompanhar crianças e gestantes. O Programa Criança Feliz (PCF) visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Vale ressaltar que, anteriormente, o estado do Rio Grande do Sul já vinha implementando um programa semelhante, o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que agora, com a expansão do PCF, colabora com a oferta de ações conjuntas às famílias. O objetivo deste estudo é avaliar a percepção dos cuidadores das crianças que participam do PCF e PIM quanto as atividades do programa junto a seus municípios. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva realizada em três municípios do Rio Grande do Sul, por meio de uma entrevista semi-estruturada com as famílias beneficiárias dos programas. A análise dos dados foi conduzida de forma manual, por meio de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, que envolve a exposição das opiniões, desafios e avaliações apresentadas pelos beneficiários dos programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor. Os principais resultados indicam que as visitadoras desempenham um papel significativo no desenvolvimento das crianças, a quantidade de atendimentos oferecidos pelo PCF e PIM é adequada, a política de acesso das famílias aos programas é eficiente, e quando necessário, os visitadores desempenham um papel fundamental na obtenção de assistência social. Espera-se que os resultados desta pesquisa proporcionem uma compreensão mais ampla da percepção das famílias que utilizam esses programas. O estudo também pode servir como uma ferramenta de avaliação dos programas, permitindo que a sociedade tenha conhecimento dos resultados alcançados na região estudada e auxiliando no planejamento de futuras ações.
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