Ferramentas para a promoção da educação permanente em saúde na atenção primária: pesquisa convergente assistencial
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 7 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.7-323
ISSN1988-7833
AutoresDaiany Saldanha da Silveira Donaduzzi, Fernanda Fettermann Kist, Ariane Naidon Cattani, Matheus da Cunha Paris, Juliana Silveira Colomé, Hilda Maria Barbosa de Freitas, Carmem Lúcia Colomé Beck,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoA Educação Permanente em Saúde é uma prática político-pedagógica que deve estar imbricada no fazer cotidiano da Atenção da Primária. Este estudo objetivou conhecer as ferramentas utilizadas por trabalhadores da Atenção Primária para promover as práticas de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de um recorte de tese, no qual foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, com delineamento da Pesquisa Convergente Assistencial. A coleta de dados ocorreu em julho de 2023, sendo utilizada a entrevista semiestruturada, em que participaram do estudo, dezenove integrantes de um Grupo de Trabalho da Atenção Primária, de um município da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. A organização dos dados foi realizada através do software Atlas.ti e a análise, através da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a reunião de equipe, o Grupo de Trabalho da Atenção Primária, a socialização das experiências vivenciadas fora do espaço laboral com os demais trabalhadores da equipe, o diálogo em espaços dialógicos formais e não formais e a integração ensino-serviço são as ferramentas utilizadas pelos trabalhadores para promover práticas de educação permanente. É necessário que trabalhadores e gestores reconheçam o potencial da educação permanente de provocar mudanças e invistam em espaços protegidos para planejamento e execução de práticas educativas, de modo a institucionalizar a cultura da educação permanente no âmbito da Atenção Primária.
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