
THE PRINT, THE SCREEN, THE AUDIOBOOK
2024; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Issue: 40 Linguagem: Português
10.15628/holos.2024.15540
ISSN1807-1600
AutoresDayb Manuela Oliveira dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste estudo de caso, interrogo as possibilidades de efetivação da leitura literária de romances por leitores escolares com acesso restrito a obras literárias em formato de livro impresso; com acesso significativo a textos eletrônicos em PDF e, ainda, com o recurso a objetos semióticos secundários, em cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Brasil. Este estudo integra os resultados preliminares da minha pesquisa de doutorado, de natureza qualitativa, com fins descritivos e compreensivos, realizada na Universidade de Montpellier, na França. Através da análise realizada, tento mostrar que a escassez de livros impressos, aliada a outros elementos como a pressão escolar, tornam a leitura de romances um verdadeiro desafio no contexto pesquisado.
Referência(s)