Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Documentação museológica: experimentar para formar

2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: Especial Linguagem: Português

10.26512/museologia.v11iespecial.43158

ISSN

2238-5436

Autores

Noris Mara Pacheco Martins Leal,

Tópico(s)

Museums and Cultural Heritage

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de ensino da disciplina de Documentação Museológica, percorrendo as suas transformações ao longo dos quinze anos de atuação do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal. de Pelotas (UFPel). Dando especial atenção aos projetos de ensino e de extensão desenvolvidos para complementação da formação teórica dos alunos e que lhes dão a oportunidade de experenciar durante a graduação os desafios da profissão, com especial atenção para a gestão de acervos. Para relatar essa experiência foram escolhidos três projetos em museus universitários, os quais foram definidos para o relato pelo grau de dificuldade e de atuação dos discentes sendo eles o Museu das Telecomunicações, o Museus de Arte Leopoldo Gotuzzo e o Museu do Doce da UFPel.

Referência(s)