Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Genética na prática: integrando Genética e Fisioterapia em ensino, pesquisa e extensão

2024; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 30; Linguagem: Português

10.1590/1516-731320240024

ISSN

1980-850X

Autores

Mariana de Cássia Bisio, Andréa Cristina Peripato,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Resumo: Este artigo aborda a integração de genética, metodologias ativas e difusão de conhecimento no ensino superior. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) foi implementada remotamente para estudantes de Fisioterapia, focando em doenças genéticas. Dez grupos, compostos por diversos perfis, por meio da ABPj, criaram material escrito (uma wiki) e um produto aplicável à área. A avaliação da abordagem foi realizada por questionários online e analisada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados destacaram desafios do ensino remoto e a eficácia da ABPj na construção de conhecimento. A preparação da wiki enfatizou a importância da escrita científica, e a construção do produto aproximou a genética do cotidiano da fisioterapia. Os resultados foram compartilhados em uma atividade de extensão, evidenciando a viabilidade de integrar ensino, pesquisa e extensão. Essa abordagem promove a formação de profissionais mais engajados, contextualizando o conhecimento e enfrentando desafios específicos no ensino de Genética.

Referência(s)
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