Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Resenha "Fonologia e Variação: diretrizes para o ensino" Organizadores: Dircel Aparecida Kailer, José Magalhães e Dermeval da Hora.

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5433/2237-4876.2024v27n1p199-202

ISSN

2237-4876

Autores

Miguel Luiz Contani,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este livro possibilita lançar um novo olhar a respeito do papel do professor de língua portuguesa, com relação ao estudante, na educação básica; vincula a aprendizagem da escrita a um permanente ganho de compreensão sobre fonologia e as variações projetadas, na escrita, pelos registros de fala. Apresentada em 13 capítulos, é uma obra resultante de projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Profletras - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacio­nal, programa voltado a capacitar docentes pesquisadores –, e a apontar caminhos para manter integrada a visão dos fatores capazes de assegurar uma aprendizagem livre de preconceitos, em particular nos padrões associados a prestígio e exclusão, somados aos aspectos a serem considerados na didatização dos saberes acadêmicos. Por esse motivo, alterna conceitos de linguagem a um conjunto de conhecimentos técnicos imprescindíveis para o professor obter êxito no exercício de sua tarefa pedagógica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX