
A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E O ENSINO DE FÍSICA
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.4025/imagenseduc.v13i4.64249
ISSN2179-8427
AutoresAline Luz Mesquita, Vinícius Lima Cardozo, Iván Fortunato,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo traz um levantamento sistemático dos estudos desenvolvidos nas áreas de Educação e Ensino que se apropriaram da Teoria das Inteligências Múltiplas e que se relacionam com o Ensino de Física. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES com a seguinte questão motivadora: qual a relação entre a Teoria das Inteligências Múltiplas e o Ensino de Física? A partir da seleção dos trabalhos que atendiam aos critérios estabelecidos, houve a sistematização das informações de forma técnica e analítica a fim de constatar metodologias, aspectos priorizados e englobados pelos estudos. O mapeamento trouxe trabalhos provenientes de áreas distintas e de grande valia para o ensino de Física, com contribuições sociais significativas e que carecem de ampla visibilidade. Aponta-se a Teoria das Inteligências Múltiplas como base teórica importante para reflexão e pertinente de aplicação nos processos de ensino e de aprendizagem, com potencial para ampliar qualitativamente o papel da educação escolar na vida dos alunos no componente curricular de Física.
Referência(s)