
VIDA DE PROFESSORA EM TEMPOS DE COVID-19
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4025/imagenseduc.v13i3.65531
ISSN2179-8427
AutoresSoymara Vieira Emilião, Alexandra Garcia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem por objetivo investigar os possíveis modos de viver e ser professora que emergem em narrativas docentes trazendo produções e questões curriculares, bem como provocações para pensarmos docência e escola a partir dos cotidianos. Nesse caminho, busca identificar e entender os processos de invenção de si e do outro por meio dessas histórias, investigá-las na desinvisibilização dos saberes produzidos pelos sujeitos das escolas, além de defender a potência desses saberes. As experiências escolares publicadas em uma página de rede social denominada ‘Vida de Professora’ constroem o campo de pesquisa. O desenvolvimento das análises aqui tecidas parte de três premissas: que as soluções para os problemas globais são locais e provisórias (Santos, 2019); que na produção do trabalho docente e de seus fazeressaberes (Garcia, 2015) existem importantes experiências e saberes que não podem ser desperdiçados (Santos, 2019); e, ainda, que as padronizações curriculares tendem a promover o empobrecimento da experiência (Santos, 2019). Conclui que as narrativas autoficcionalizantes trazem pistas da potência invisível das escolas públicas; que os processos de formação são contínuos e provisórios em diferentes contextos; que a defesa do que produzem as escolas e seus sujeitos, especialmente os professores nos cotidianos contribui para a compreensão da complexidade do trabalho docente e dos processos de aprenderensinar vividos pelos praticantes das escolas em seus cotidianos.
Referência(s)