
Wine & status: sociocultural dynamics of wine consumption from the perspective of Global History
2024; Pedagogical and Technological University of Colombia; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português
10.19053/uptc.01233769.17489
ISSN2500-8684
AutoresGil Karlos Ferri, Eunice Sueli Nodari,
Tópico(s)Culinary Culture and Tourism
ResumoO presenta artigo disserta acerca dos aspectos históricos do consumo global de vinho e a noção de status e distinção social. A análise apresenta-se através do campo da História Global, utilizando-se de revisão bibliográfica e fontes relacionadas para tecer uma narrativa crítica e atual sobre o tema. O consumo do vinho está intrinsecamente relacionado a fatores histórico-geográficos e socioculturais, revelando processos imbricados por relações assimétricas de poder, hierarquia de classes, capital econômico e cultural, predileções e exclusões. A valorização de determinados lifestyles – como, neste caso, o consumo conspícuo de vinhos – é um fenômeno social subjetivo construído, cada vez mais, através da publicidade e das redes presenciais e virtuais, passível de mudanças contínuas. A análise da trajetória histórica do consumo de vinho como símbolo de status social representa uma interessante oportunidade para a superação de um “mundo do vinho” convencional e colonialista e insere os historiadores no atual debate por uma vitivinicultura mais sustentável e responsável com os trabalhadores vitivinícolas, o meio ambiente das regiões produtoras e o respeito à saúde do consumidor final.
Referência(s)