Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PAPEL DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

2024; Volume: 5; Issue: 7 Linguagem: Português

10.46550/ilustracao.v5i7.345

ISSN

2675-908X

Autores

Simone Barbosa Fernandes, Cristiane Monteiro da Silva, Maria Da Fé Silva Moreira, Maria Valdeli Matias Batista, Solange Lopes Lino Silveira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo dissertar acerca do papel da Neurociência no quesito educacional, através do uso da tecnologia, salientando seu uso e suas vantagens para os estudantes no quesito ensino-aprendizagem. Visto isso, a teoria utilizada e presente foi proveniente de uma revisão bibliográfica, com uso das palavras chave como descritores da busca de referências na plataforma CAPES e Google Acadêmico, além da utilização dos módulos da disciplina deste mestrado. Ainda, após a análise dos resultados encontrados, foi salientado que o uso da tecnologia se mostra relevante para o ensino, visto que muitos discentes apresentam dificuldades de aprendizagem, seja pela falta de maturidade ou por problemas cognitivos como a dislexia, logo o docente tem papel crucial nesse cenário, sendo de extrema relevância seu entendimento acerca do tema, além da busca por plataformas que auxiliem esses estudantes. Fica claro que a Neurociência e seus estudos cognitivos trazem um cenário completo para a educação, abrindo portas para novos meios de ensino e desta forma atingindo também os alunos com maiores dificuldades, seja através de atividades adaptativas ou pelo uso de jogos educacionais, que demonstram eficiência no acoplamento de informações e evidenciam eficiência em seus usos. Logo, é perceptível que esse contexto precisa ser melhor trabalhado em sala de aula, desde a formação do docente, para que quando cheguem em sala de aula saibam como lidar com os estudantes que apresentam maiores dificuldades e possam saber onde buscar recursos para melhorar o ensino-aprendizagem.

Referência(s)
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