
Comunicação e entretenimento: a mensagem educativa sobre demência na narrativa do game Before I Forget
2024; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v29i1p259-274
ISSN2316-9125
Autores Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoNeste trabalho, tomamos como objeto empírico o game Before I Forget e observamos como um produto de entretenimento pode ser um meio de transmissão para um conteúdo educativo sobre o problema de demência. Por meio de pesquisa bibliográfica e uma observação não-participativa na página do jogo no site Steam – seguindo ideias de Kozinets – buscamos entender como a mensagem do game sobre demência é recebida pelos jogadores ao se colocarem no papel da personagem que sofre da doença em questão. Como principais referenciais teóricos sobre comunicação e educação utilizamos Baccega e Silverstone; em relação à área de jogos e entretenimento, nos valemos de Flanagan e Nissenbaum e Huizinga. Em nossas conclusões, entendemos que jogos como Before I Forget potencialmente apontam estratégias para que um conteúdo da área de saúde tenha enfoque educativo utilizando elementos lúdicos para provocar uma reflexão na audiência.
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