Artigo Acesso aberto

O ensino de música na rede municipal de ensino de Tupandi/RS

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 7 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n7-239

ISSN

1696-8352

Autores

Vinicius Orth, Cristina Rolim Wolffenbüttel,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Esta pesquisa investigou a presença do ensino de Música na Rede Municipal de Ensino de Tupandi/RS, a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas e dos profissionais atuantes. Questionou-se como a Música está registrada nos PPPs, se houve concursos públicos para professores de Música, quando ocorreram e quantos ingressaram. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com análise documental dos PPPs e análise de conteúdo. O referencial teórico abordou a intersecção de Arte, Cultura e Educação Musical no desenvolvimento integral, destacando o PPP e legislações como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução CNE/CEB nº 2/2016. Os resultados foram organizados em categorias, ressaltando a relevância da Música para o desenvolvimento dos estudantes. Concluiu-se que o trabalho pedagógico de Tupandi/RS está em sintonia com a BNCC, com integração curricular, prática educativa, escolas exemplares e seleção de professores por concurso, promovendo uma abordagem holística e de qualidade na educação musical pública.

Referência(s)