Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Valorização turística da oliveira em Saint-Rémy de Provence: entre a requalificação simbólica e a deturpação dos valores patrimoniais

2024; UMR ESPACE et UMR LISST; Volume: 25; Linguagem: Português

10.4000/123gx

ISSN

2259-924X

Autores

Julie Deramond, Pauline Grison, Éric Triquet,

Tópico(s)

Culinary Culture and Tourism

Resumo

Este artigo analisa o estatuto da oliveira e dos seus produtos na promoção turística de Saint-Rémy de Provence, uma cidade da Provença emblemática de uma região olivícola. A partir da análise dos discursos icónicos baseados na utilização de imagens ligadas ao património olivícola, o estudo examina a hipótese de que a azeitona, o azeite e a oliveira têm sobretudo um valor emblemático como símbolos da Provença. O objetivo é mostrar que tais símbolos são utilizados sobretudo para fins comerciais e turísticos, para além de serem testemunhas de uma identidade cultural reivindicada.

Referência(s)
Altmetric
PlumX