Análise discursiva da infidelidade no curta-metragem “Depois de tudo” por Rafael Saar
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 7 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.7-378
ISSN1988-7833
AutoresJhon Cesar Pereira Moraes, Guilherme Figueira-Borges,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoNeste texto, propomos uma análise discursiva do curta-metragem "Depois De Tudo", dirigido por Rafael Saar. O curta destaca a intimidade de um casal homoafetivo durante seu tempo juntos em uma residência particular. Temos como objetivo geral: analisar as subjetividades que levou o personagem Ney Matogrosso à prática de infidelidade. E para além disso, temos as especificações: i) encontrar no discurso, as várias formas de poder que prendem o casal em um período histórico. ii) verificar através da análise discursiva como a audiovisualidade encontra no discurso o reflexo do corpo gay. iii) descrever como o sujeito gay é afetado pela sujetivação do discurso de poder heteronormativo. Como referência, nossa pesquisa se valerá de leituras que enfocam a análise da infidelidade, em consonância com a temática central do filme. Para isso, nos inscrevemos no campo da Análise Discursiva (AD), utulizando-a como metodologia. O curta-metragem "Depois De Tudo" proporciona um objeto de pesquisa rico para examinar como as audiovisualidades abordam a infidelidade. Nessa materialidade, é possível identificar os elementos visuais e narrativos que colaboram para a construção do discurso de poder em torno da infidelidade. Dessa forma, compreendemos as motivações dos personagens, as consequências da infidelidade e o caminho subjetivo que cada personagem se deslocou para encontrar a maneira de expressar o cuidado de si.
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