
Avaliação da assistência estudantil do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, campus Muriaé
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 7 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n7-133
ISSN1989-4155
AutoresNara Faria Silva Marques, Geórgia Fernandes Barros,
Tópico(s)Advanced Causal Inference Techniques
ResumoO trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – campus Muriaé sobre o rendimento acadêmico, taxa de evasão e retenção escolar no ano 2019 dos discentes matriculados no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram análises bibliográficas e documentais. Foram analisados 158 requerimentos de matrículas do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia no ano de 2019. A abordagem utilizada foi quantitativa, obtida através do uso do método Propensity Score Matching (PSM), com a finalidade de avaliar a efetividade da política pública sobre os resultados escolares dos alunos. A análise aponta que a assistência estudantil do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – campus Muriaé influenciou diretamente sobre os índices de evasão e de rendimento acadêmico, tendo impacto positivo sobre os mesmos. Porém, com relação à repetência, a política pública não teve efeitos.
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