Formação docente aplicada ao desenvolvimento de projetos transdisciplinares em nanobiotecnologia no ensino médio
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 7 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n7-281
ISSN1696-8352
AutoresEleneide Menezes Alves, Roniere dos Santos Fenner, Romildo de Albuquerque Nogueira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO Ministério da Educação, através da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e outros documentos,têm prroposto melhorias para o Sistema Educacional Brasileiro. Embora existam controvérsias quanto a BNCC, este documento propõe melhorias no ensino atual baseado em uma prática de conteúdos fragmentados e descontextualizados, por um novo ensino, baseado na visão sistêmica aplicada à sala de aula. Além disso, a BNCC e os demais documentos podem subsidiar os docentes que se dispõem a mudar sua prática, o que significa substituir um ensino baseado no acúmulo de conteúdos pelos alunos, por outras pedagogias que proporcionem um aprendizado significativo. O objetivo dessa pesquisa foi proporcionar uma formação que conduzisse os docentes a implementarem projetos transdisciplinares sobre a temática Nanobiotecnologia em uma perspectiva Trandisciplinar. A temática Nanobiotecnologia foi aplicada na forma de projetos por 6 (seis) docentes de diferentes áreas do saber. As competências desenvolvidas por estes profissionais foram analisadas a partir de questionários e entrevistas sobre os pensamentos linear, sistêmico e complexo, a transdisciplinaridade e o ensino por projetos trandisciplinares. O desenvolvimento dos projetos foi avaliado durante sua implementação em sala de aula e os resultados obtidos mostraram que os docentes desenvolveram várias competências necessárias a execução do projetos transdiciplinares. A conclusão obtida é que a trandisciplinaridade pode auxiliar bastante os docentes em sua prática em sala de aula e o uso de descritores de competências pode ser uma ferramenta útil para orientar o desenvolvimento e a implementação de projetos transdisciplinares e pode contribuir significativamente para melhorar o ensino-aprendizagem.
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