Os dilemas da Síndrome de Burnout na formação médica: uma revisão de literatura
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 7 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.7-400
ISSN1988-7833
AutoresGabriela Marques Vieira, Rian Barreto Arrais Rodrigues de Morais, Sílvio Francisco de Almeida Carvalho, Guillermo Cândido de Lorena, Nicolly Thomas Guimarães, Weudson Cabral de França, Verônica de Oliveira Posselt, Igor Roberto Gomes Plentz, Mariana Ferancini de La Cruz, Yanka Costa Carvalho, Daniel Salvador, Lucas Queixa Nogueira,
Tópico(s)Stress and Burnout Research
ResumoIntrodução: os acadêmicos de medicina, inseridos em um mito de status, glória e poder, se confrontam quando percebem uma parte da realidade baseada em excesso de trabalho, dor e falibilidade. Esse é um dos fatores estressantes que trazem o desequilíbrio mental e, muitas vezes, desencadeiam a Síndrome de Burnout, marcada pela exaustão mental, cinismo e perda da realização profissional. Objetivos: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de desequilíbrio da saúde mental durante a formação médica. Metodologia: O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura de cunho descritivo e qualitativo. Foram incluídas obras sem restrição quanto à linguagem e ao ano de publicação, das bases de dados LILACS, SciELO e BVS. Resultados: Os diversos trabalhos incluídos no trabalho mostraram que o adoecimento mental durante a formação médica está em crescimento por diversas variáveis como: a pressão por excelência, responsabilidade individual, expectativas familiares entre outros fatores. A maioria dos acadêmicos, além de tudo, possuem outras psicopatologias que, muitas vezes, estão associadas ao Burnout, como transtornos de humor e transtornos de ansiedade. Conclusão: as diversas obras revisadas mostraram que recursos de apoio à saúde mental são eficazes, podemos trazer como alternativas para essa problemática.
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