
Estudantes de engenharia elétrica entre crianças: a curricularização da extensão vista pelos extensionistas
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 21; Issue: 48 Linguagem: Português
10.5007/1807-0221.2024.e93088
ISSN1807-0221
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo apresenta o projeto “Abordagens lúdicas em eletricidade para a educação científica de crianças” e discute os resultados alcançados nesta ação de extensão. Nesse projeto, alunos do Curso de Engenharia Elétrica de uma instituição pública do norte de Santa Catarina foram incentivados a desenvolver oficinas de eletricidade estática, com contações de histórias e atividades lúdicas, para crianças de 6 a 9 anos de escolas públicas de um município vizinho à instituição de ensino. Participaram dessa ação 26 alunos de graduação, que apresentaram 6 oficinas a aproximadamente 240 crianças. Os extensionistas avaliaram a ação como relevante para a sua formação acadêmica, além de relatarem a satisfação de verificar oengajamento das crianças nas atividades. O projeto, desenvolvido na unidade curricular de Comunicação e Expressão, no período de julho a dezembro de 2022, mostra a viabilidade da curricularização da extensão no Ensino Superior e dos ganhos educacionais para extensionistas e comunidade externa.
Referência(s)