
ENSINO NO BRASIL COLÔNIA E NO IMPÉRIO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 7 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n7-139
ISSN1981-223X
AutoresLaryssa Carvalho de Sousa, Raimundo Matheus Costa Oliveira, A. Silva, Ellen Silva, Leandro Laurindo Fontenele, Ivanaldo Ribeiro de Moura, Marlúcia da Silva Bezerra Lacerda,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoPara o entendimento da situação atual do ensino no Brasil, é necessário o conhecimento de como ocorreu todo o seu desenvolvimento. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento da educação do período colonial até o final do Império. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos, síntese e construção da fundamentação teórica. Primeiramente, faz-se uma abordagem sobre a situação do ensino durante o período colonial. Posteriormente, trata-se sobre o ensino durante o primeiro reinado. Na sequência, comenta-se sobre o ensino durante o período regencial e, por fim, fala-se sobre o ensino durante o segundo reinado. Durante o percurso da leitura, concordamos que a organização escolar fundada pelos padres jesuítas no Brasil foi apropriada para o momento histórico vivenciado, levando-se em consideração os objetivos do projeto português, o projeto educacional jesuítico, a própria estrutura social brasileira da época e o modelo de homem necessário para a época colonial. Os problemas na educação vêm se perpetuando ao longo dos anos e todas as modificações observadas no sistema educacional tiveram como objetivo principal atender às necessidades do estado e estavam relacionadas ao momento histórico vivido no país. Devido à relevância desse tema, acha-se necessária a ocorrência de pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto.
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