Análise das questões da prova de III nível da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica:

2024; Issue: 37 Linguagem: Português

10.14244/relea/2024.37.051

ISSN

1806-7573

Autores

Roberta Chiesa Bartelmebs, Maria Milena Tegon Figueira, Gustavo Iachel,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi verificar se as questões das provas do III nível da OBA estão adequadas a capacidade cognitiva de seus participantes. Categorizamos as questões de 2012 a 2022, de acordo com os conteúdos e as competências cognitivas exigidas nas questões, a partir do viés teórico da epistemologia genética. A escolha da prova do nível III se deve ao fato de abarcar crianças e adolescentes com idade e escolaridade de níveis diferentes (11 a 14 anos, 6° ao 9°ano, respectivamente). Essa pesquisa é de cunho misto (qualitativa e quantitativa) e a análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A análise pautou-se no estudo dos estádios de desenvolvimento cognitivo desenvolvidos por Piaget e colaboradores. As questões foram classificadas em estádio operatório concreto I, II e operatório formal. Das 157 questões investigadas, 62 foram classificadas no nível formal. Esse número é significativo, considerando que somente a partir dos 12 anos em média o indivíduo entra no estádio operatório formal, ou seja, 39% das questõesprovavelmente não serão resolvidas com êxito por alunos do operatório concreto.

Referência(s)