
Sentidos em torno do verbo “doutrinar”em dicionários on-line à luz da Lexicografia Discursiva
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 27; Linguagem: Português
10.20396/lil.v27i00.8676641
ISSN2674-7375
AutoresAndrei Ribeiro, Cláudia Maris Tullio, Célia Bassuma Fernandes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo teve como objetivo central refletir como os sentidos em torno do verbo “doutrinar”, presente em três dicionários on-line amplamente utilizados no Brasil, relacionam-se com a história e com a sociedade (Nunes, 2006). Inscritos no campo de estudos da Lexicografia Discursiva, compreendemos que o dicionário constitui também um discurso (Orlandi, 2002), o que revela sua íntima ligação com a exterioridade linguística, sobretudo, com os contextos sociais e ideológicos em que são formulados. Levando em conta o desenvolvimento e a consolidação do movimento Escola Sem Partido (ESP), bem como o desenvolvimento do projeto de lei 256/2019, o qual se fundamenta em seus princípios, buscamos colocar em relação aquilo que é significado no dicionário e aquilo que é politicamente significado (Orlandi, 2002). Para tanto, apoiamo-nos nos estudos de Orlandi (2002), Nunes (2006), Adorno (2018), Fernandes e Ferreira (2021) entre outros.
Referência(s)