Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sentidos em torno do verbo “doutrinar”em dicionários on-line à luz da Lexicografia Discursiva

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 27; Linguagem: Português

10.20396/lil.v27i00.8676641

ISSN

2674-7375

Autores

Andrei Ribeiro, Cláudia Maris Tullio, Célia Bassuma Fernandes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo teve como objetivo central refletir como os sentidos em torno do verbo “doutrinar”, presente em três dicionários on-line amplamente utilizados no Brasil, relacionam-se com a história e com a sociedade (Nunes, 2006). Inscritos no campo de estudos da Lexicografia Discursiva, compreendemos que o dicionário constitui também um discurso (Orlandi, 2002), o que revela sua íntima ligação com a exterioridade linguística, sobretudo, com os contextos sociais e ideológicos em que são formulados. Levando em conta o desenvolvimento e a consolidação do movimento Escola Sem Partido (ESP), bem como o desenvolvimento do projeto de lei 256/2019, o qual se fundamenta em seus princípios, buscamos colocar em relação aquilo que é significado no dicionário e aquilo que é politicamente significado (Orlandi, 2002). Para tanto, apoiamo-nos nos estudos de Orlandi (2002), Nunes (2006), Adorno (2018), Fernandes e Ferreira (2021) entre outros.

Referência(s)