
GAMIFICAÇÃO E ESTUDOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA: ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL
2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português
10.51891/rease.v10i7.15012
ISSN2675-3375
AutoresErich Teles Bezerra, Rosana Damacena, Isaac Felipe dos Santos Lima, Angélica de Oliveira Caçador Lisboa, Moisés de Oliveira Ferreira, Adriana Queli de Freitas, Douglas Barbosa Sousa, Rozangela Schäffer Scabeni, Andréia Jacobina Fonseca Vieira,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste estudo buscou explorar o impacto da gamificação, quando aliada às tecnologias digitais, no engajamento e na motivação dos alunos no ambiente educacional. Utilizando uma metodologia qualitativa com revisão bibliográfica extensiva de publicações entre 2000 e 2024, foram analisados artigos acadêmicos e pesquisas sobre a eficácia dessas práticas. Os resultados indicam que a integração de elementos de jogos e tecnologias digitais pode significativamente elevar o engajamento dos alunos e melhorar sua motivação, por meio de plataformas interativas e sistemas de recompensas. No entanto, foram identificados desafios, como a necessidade de equilibrar recompensas externas com a motivação intrínseca e assegurar que as tecnologias sejam acessíveis a todos os alunos. As conclusões destacam que a combinação de gamificação e tecnologias digitais tem o potencial de enriquecer a experiência educacional e promover um aprendizado mais dinâmico e envolvente. Recomenda-se que futuras pesquisas investiguem os efeitos a longo prazo e a eficácia de diferentes tipos de tecnologias e estratégias de gamificação em variados contextos educacionais.
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