AÇÕES EDUCATIVAS E PROTAGONISMO ACADÊMICO
2024; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.51161/integrar/rems/4235
ISSN2675-8008
AutoresCisnara Pires Amaral, João Inácio Dias Viero, Emanuelly Pacheco Pivoto da Rosa, Luana Casarotto de Borba, L. Ercolani,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoTrabalhar a promoção da saúde consiste em produzir ferramentas que auxiliem a comunidade a desenvolver a criticidade diante de hábitos e atitudes que se tornam rotineiros, e que acabam prejudicando a saúde individual e coletiva. Assim, o trabalho consiste em relato de experiência realizado através de atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Saúde e Meio Ambiente (LiASM) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Santiago, onde ocorreu a realização de oficinas de extensão para trabalhar o descarte incorreto de medicamentos, as principais zoonoses emergentes e uma campanha de vacinação junto ao Interact. As atividades ocorreram em espaços formais e informais de aprendizagem, envolveram planejamento, coleta de medicamentos vencidos, visualização de espécies de morcegos da coleção zoológica da Universidade e incentivo a vacinação de poliomielite. Para análise dos resultados utilizou-se a Teoria Fundamentada dos Dados (TFD) onde ocorreu a elaboração da categoria central, intitulada: Promoção da saúde e saber científico, delimitando 3 categorias de análise: promoção da saúde na escola; saúde em espaços não formais, protagonismo acadêmico e disseminação de conhecimento. Conclui-se que ações educativas que envolvem as ligas acadêmicas promovem conhecimento, disseminação de informações, alfabetização científica; além de auxiliar a comunidade local a desenvolver a criticidade, auxiliando a promoção da saúde de forma individual e coletiva.
Referência(s)