
A LITERATURA INFANTIL PARA A 1ª SÉRIE DO 1º GRAU NA DÉCADA DE 1980: AS INDICAÇÕES DO GUIA DE LEITURA DE 1989 ÀS ESCOLAS DE PORTO ALEGRE, RS
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 38 Linguagem: Português
10.15210/cdl.v0i38.19063
ISSN2358-1409
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste texto descreve e analisa as indicações de livros literários para a 1ª série do primeiro grau, publicado em 1989, presentes no Guia de Leitura (GL) para alunos de 1º e 2º Graus do Centro de Pesquisas Literárias da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), considerado um corpus documental profícuo que permite inferir em que bases se dão a tríade infância, escola e Literatura Infantil (LI) na década de 1980. O referencial teórico ancorou-se nos aspectos históricos do surgimento do sentimento de infância e reforma escolar durante a ascensão da burguesia no final do século XVII e início do XVIII, as características da LI e sua relação com a temática social, origens e evolução desse movimento literário no Brasil. A leitura dos títulos recomendados levou à percepção de que a produção literária para o público infantil tem em conta as características dos leitores iniciantes, no período, tentando-se distanciar do pedagogismo, mas estrangulando aspectos literários, preocupados com uma psicologia presumida sobre a infância. Alguns obstáculos estão relacionados a um período marcado pela intensidade de produções deste tipo de literatura. A amostra descrita apresenta a literatura ofertada para crianças entre 7 e 8 anos. As Considerações Finais problematizam a literatura infantil pautada na crença da sua autossuficiência, marcada pelo psicologismo, e limitada ao mercado editorial e o elevado apelo visual sobre o linguístico.
Referência(s)