Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Música e política: reflexões à luz do pensamento de Giorgio Agamben

2024; UNIVERSIDADE DO CONTESTADO; Volume: 11; Linguagem: Português

10.24302/prof.v11.5395

ISSN

2358-6125

Autores

Alan Barbosa Buchard,

Tópico(s)

Political and Social Issues

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar a relação entre música e política na filosofia de Giorgio Agamben (1942-). Stricto sensu, a temática aparece em duas obras do no corpus agambeniano: em Infância e história (1978) e em O que é a filosofia? (2016). A compreensão das teses e argumentos do filósofo italiano pressupõe o recurso à duas outras obras: A linguagem e a morte (1982) e Ideia da Prosa (1985). Nessas últimas, Agamben enfrenta o problema do declínio da experiência humana na contemporaneidade – herança benjaminiana – e da relação entre experiência poética e linguagem filosófica – herança heideggeriana. A análise agambeniana da relação entre música e política parte de uma premissa aristotélica – a coesão originária entre política e poesia – e de uma premissa platônica – a identidade entre música (palavra das musas) e filosofia (música suprema). Verificaremos, como conclusão, que a reforma da política contemporânea implica uma reformulação da “tonalidade afetiva” (Stimmung), ou do estado musical, da sociedade ocidental. Palavras-chave: Agamben; política; música; filosofia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX