Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Corpo e acontecimento em Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.58967/caletroscopio.v12.n1.2024.7137

ISSN

2318-4574

Autores

Pedro Henrique Rodrigues da Silva,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Se considerarmos a escritura de Clarisse Lispector como uma singularidade (logo, como uma multiplicidade), podemos pensá-la por meio de um universo de conceitos. Escolhemos dois em meio a estes – o corpo e o acontecimento – que dialogam entre si e com outros, formando uma rede conceitual, e nos auxiliam no exercício de nossa leitura a respeito de Perto do coração selvagem. Diante disso, compomos o nosso escrito por meio de três movimentos: o da potência dos acontecimentos, o da negação/afirmação do animal perfeito e uma cartografia das sensações. Assim, acreditamos que é possível nos aproximar da escritura de Clarice e, em especial, entrever como o corpo é atravessado sem cessar por devires e tesões que engendram suas trajetórias.

Referência(s)
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