Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Finalidades da educação

2024; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Linguagem: Português

10.26843/ae.v17i00.1387

ISSN

1982-8632

Autores

Arthur Vinícius Feitosa Furtado, Rosângela Sanches da Silveira Gileno,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir qual a função essencial da educação escolar e qual a relação com o conhecimento, tomando como referencial teórico a leitura de nomes representativos das principais fontes de investigação do conhecimento escolar, como Durkheim (1975), Mannheim e Stewart (1974), Althusser (1983), Bourdieu (2002), Apple (2006), Young (2007), Saviani (1999a, 1999b) e Hutmacher (1992), além da análise documental de um levantamento da UNESCO (2004) sobre o perfil do docente brasileiro. Como resultado, observou-se uma grande variação entre as funções atribuídas à escola ao longo do tempo: mecanismo de socialização, instrumento de dominação ideológica, transmissora de conhecimentos poderosos e viabilizadora do desenvolvimento de competências. Como conclusão, entendeu-se que os conhecimentos escolares não são neutros, mas que é possível superar os obstáculos e oferecer um ensino de qualidade, significativo e libertador, o que inclui partilhar valores, transmitir conhecimentos relevantes e desenvolver competências. Entretanto, para atingir essas finalidades, é necessário reorganizar as escolas.

Referência(s)
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