Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entre Trilhos e Promessas

2024; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/cdhis.v37n1.2024.72172

ISSN

1981-3090

Autores

Miguel Vitor De Araujo Vieira,

Tópico(s)

Transport and Economic Policies

Resumo

No contexto da segunda metade do século XIX, Cristiano Benedito Ottoni, figura destacada como engenheiro, professor, político e administrador, ocupou um espaço central nas iniciativas voltadas ao progresso material do Brasil. Tanto como o primeiro dirigente da Companhia de Estradas de Ferro Pedro II de 1855 a 1865 quanto como político, tendo sido profundamente influenciado pelas experiências europeias e norte-americanas de modernidade. Este artigo explora a implementação e consolidação da Companhia, examinando suas contradições, alcance e grupos de interesse envolvidos. As fontes principais analisadas incluem as obras de Ottoni, "O Futuro das Estradas de Ferro no Brasil" (1859) e sua "Autobiografia" (1870). O objetivo é compreender a significância real da companhia para a implementação ferroviária e o real papel desempenhado por Ottoni durante sua gestão.

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