TEACHING GEOGRAPHY IN THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY EDUCATION - BIBLIOGRAPHIC REVIEW

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i7.15055

ISSN

2675-3375

Autores

João Paulo Carneiro dos Reis, Nayanny Bruno de Oliveira Braz, Iracema Eulália Carneiro dos Reis,

Tópico(s)

Geography Education and Pedagogy

Resumo

O propósito deste estudo é conduzir uma revisão bibliográfica sobre o ensino de geografia nos primeiros anos do ensino fundamental, com o intuito de investigar e sugerir estratégias educacionais que estimulem uma aprendizagem significativa e integrada. A discussão em questão se faz necessária devido à relevância do estudo da geografia no contexto do ensino fundamental. Por meio dele, as crianças são estimuladas a investigar e compreender as interações entre a sociedade e o meio ambiente, bem como a diversidade cultural. Por último, almeja-se responder às seguintes questões, como podemos garantir que o ensino de geografia nessas séries não se limite a transmitir informações sobre localização e características físicas, mas também estimule o pensamento crítico, a consciência ambiental e a compreensão das distintas realidades sociais? Em síntese, a formação contínua e o investimento na capacitação de professores e em políticas educacionais que promovam uma abordagem integrada e interdisciplinar no ensino de geografia detém uma relevância significativa para os professores de geografia das séries iniciais.

Referência(s)