Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso da prática baseada em evidências por docentes de enfermagem: estudo do tipo survey

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 22; Issue: Suppl2 Linguagem: Português

10.17665/1676-4285.20246701

ISSN

1676-4285

Autores

Sirlene Luz Penha, Kelli Borges dos Santos, Cláudia Maria Messias, Caroline Campos Fonseca, Vilanice Alves de Araújo Püschel,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: Identificar o uso da prática baseada em evidências (PBE) por docentes de enfermagem de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio eletrônico utilizando instrumento “Evidence-Based Practice Questionnaire”, sendo enviado para a lista de contatos de docentes de instituições de graduação de enfermagem de diferentes estados brasileiros. Resultados: Participaram do estudo 117 docentes de 17 estados do Brasil, com taxa de resposta de 21,3%. Dos 86,3% dos respondentes informaram abordar a PBE no ensino de enfermagem, atuaram como enfermeiro previamente (91,4%) e possuem como nível máximo de escolaridade o doutorado (57,2%). Nos domínios atitudes, conhecimento e habilidade sobre a PBE obteve-se escore elevado acima de 80%. Conclusão: os participantes abordam a PBE no ensino em que atuam; apresentam atitudes positivas e conhecimento relacionado à PBE de acordo com os escores utilizados.

Referência(s)