
MERCADO DA MADEIRA: ESTUDO DE CASO SOBRE APLICAÇÃO DA FERRAMENTA SWOT E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 5; Linguagem: Português
10.31413/nativa.v5i7.5412
ISSN2318-7670
AutoresGabriela Oliveira, Vinícius Gomes de Castro, Narjara Walessa Nogueira, Pompeu Paes Guimarães, Danielle de A. BISPO,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA matriz SWOT é uma metodologia para análise de cenários utilizada por empresas, mas ainda pouco aproveitada no setor do comércio de madeira. Este trabalho teve como objetivo descrever e analisar em uma madeireira localizada no município de Mossoró-RN, um estudo de caso da aplicação da matriz SWOT como ferramenta para planejamento estratégico. Duas estratégias de desenvolvimento foram sugeridas para o mercado de venda de madeira: a estratégia Oceano Azul e a implementação da logística reversa. Foi observada uma preferência do mercado local por apenas madeiras tropicais da espécie Manilkara sp. Dentro da filosofia do Oceano Azul, as empresas poderiam propor novas espécies de madeira de qualidade que reoriente o mercado. Outra oportunidade é a criação de convênios com o setor da construção civil, um dos principais clientes, para que seja implementado a logística reversa. A madeira descartada no final de sua vida útil poderia vir a ser coletada pelo comércio de madeira e ser convertida em bioenergia ou produtos de maior valor agregado, que poderia gerar nova fonte de renda e ajudaria no problema ambiental gerado pelo descarte irregular.Palavras-chave: planejamento setorial, tomada de decisão, vendas. WOOD MARKET: CASE STUDY ABOUT SWOT ANALYSIS AND STRATEGY FORMULATION ABSTRACT:SWOT matrix is a methodology for sceneries analysis used by companies, however it has not been fully tapped by the wood trade market. The aim of this work was to describe and analyze a study case of SWOT matrix application, as strategic planning tool in a wood trade business located at Mossoró municipality, RN, Brazil. Two strategies were suggested for the development of the wood trade market: Blue Ocean strategy and reverse logistic implementation. It was observed that the local market shows preference for the use of topical wood originated from just one species Manilkara sp. Within the Blue Ocean philosophy, the businesses could propose new species with quality wood that reorient the market. Other opportunity is establish partnerships with the construction sector, one of the main clients, to implement a reverse logistic. Dumped wood after its service life could be collected by wood sellers and converted to bioenergy or higher added value products, that could be a new source of income and would help the environmental problem created by the irregular disposal.Keywords: Sectoral planning, decision making, sales. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2318-7670.v05nespa21
Referência(s)