
O LÚDICO E A INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 7 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n7-160
ISSN1981-223X
AutoresCarlos Daniel Chaves Paiva, Maria Vaniele Araújo Sousa, Francisca Natália Viana Silva, Joelder Lincoln Gomes Tomé, Rildo Alves do Nascimento, Ícaro Jael Mendonça Moura, Daiane Fabrício dos Santos, Ângela Valéria Caracas, Edson Verde de Sousa, Alisson dos Santos Cavalcanti, Diego Alexandre Ferreira, Maria Gneglauda Holanda, Maria Jaqueline da Silva, Francisco de Assis Paulo Lima, Diarlley Emanuel Lacerda de Almeida Loiola Sena,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de matemática em turmas do Ensino Fundamental II, utilizando o jogo “Contar e Somar”. A principal meta é tornar a aprendizagem dos conceitos matemáticos mais acessível por meio de uma metodologia prática e lúdica. Será feita, a princípio, uma introdução do jogo aos alunos, explicando suas regras e objetivos, jogo este que permite que os alunos pratiquem a contagem e a adição de maneira divertida. A participação ativa dos alunos no jogo desperta seu interesse e criatividade. Durante as atividades, conceitos matemáticos essenciais são discutidos e aplicados, promovendo a reflexão sobre como esses conceitos se manifestam no cotidiano. Após a familiarização com o jogo, serão desenvolvidas atividades práticas e exercícios complementares para solidificar o aprendizado, promovendo um entendimento mais contextualizado dos conceitos envolvidos. Inevitavelmente, essa abordagem tende a não apenas aumentar o engajamento dos alunos, mas também a melhorar significativamente a compreensão dos conteúdos matemáticos. Espera-se que os alunos demonstrem maior interesse e participação nas aulas, além de um progresso notável na compreensão de operações matemáticas. Além disso, a inclusão é fundamental neste projeto, assegurando que todos os alunos, independentemente de suas capacidades ou origens, possam participar e beneficiar-se da metodologia proposta. Em conclusão, a utilização de jogos como o Contar e Somar para o ensino de matemática revela-se uma abordagem eficaz e enriquecedora. Recomenda-se a continuidade e a ampliação deste tipo de iniciativa, explorando outras formas de integração entre Matemática, ludicidade e inclusão.
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