
Dança Afro-Brasileira em Cena: Expressão e Resistência da Subjetividade do Corpo Negro
2024; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.52641/cadcajv9i4.559
ISSN2448-0916
AutoresFrancisco Elismar da Silva, Robson Carlos da Silva,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste texto objetiva discutir sobre as subjetividades do corpo negro, considerando suas percepções de corporeidades, suas memórias, noções de espaço e tempo a partir das narrativas das participantes da pesquisa. Metodologicamente trabalhamos com uma perspectiva da trança e com a História oral, tendo esta como ponto chave para a análise das informações acessadas. A trança é entendida como forma de interpretação de experiências performáticas individuais e coletivas, dimensão metafórica, subjetiva e pessoal, por meio da qual, acreditamos, melhor nos aproximarmos do entendimento acerca do fluxo dos sentidos concedidos a estas experiências investigadas. Assim, este trabalho, explora a noção do corpo como uma inscrição no mundo, vinculando tempo, espaço, oralidade e ancestralidade à constituição das representações da corporeidade negra destacando as simbologias associadas ao corpo na cultura negra e nas danças produzidas pelo Grupo Afoxá. Concluímos que o corpo e a dança emergem como cernes da manutenção e preservação da identidade cultural das pessoas negras engajadas com a construção de uma esfera de poder, que não se pretende superior a nenhuma outra, mas sim uma forma equânime de convivência.
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