Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Rotular para vencer

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22228/rtf.v17i1.1332

ISSN

1984-9036

Autores

Renata Cristina De Oliveira Maia Zago, Amanda Mazzoni Marcato,

Tópico(s)

Educational methodologies and cognitive development

Resumo

Quando chegou ao Brasil, Mira Schendel não trouxe uma obra madura, mas uma bagagem intelectual com inquietações filosóficas e religiosas que, atreladas ao meio cultural, estimulou a criatividade da artista. Nesse artigo, procuramos esboçar o original e irredutível conjunto de trabalhos de Schendel a partir de sua biografia e de três principais manifestações - as primeiras no ano de 1966 e 1974, com sua participação no Salão de Arte Contemporânea de Campinas, e a segunda em 1969, com sua participação na Bienal Internacional de São Paulo, a fim de demostrar como a assimilação de sua produção artística pela historiografia da arte se relaciona diretamente com a singularidade de sua vida, suas sobras e sua participações em exposições.

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