Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CULTURA MAKER, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INTERNET DAS COISAS (IoT): APERFEIÇOAMENTO E VALIDAÇÃO DE PROTÓTIPO DE BAIXO CUSTO PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

2023; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15628/empricabr.2022.14548

ISSN

2447-178X

Autores

Erikson Pedro Silva Nicacio, Gabriel Silva Oliveira, Hector Hêndrio Gomes Araújo, Emiliana Souza Soares, Humberto Araujo da Silva,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Baseado no ponto de vista das tecnologias assistivas e Internet das Coisas (IoT), o presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de uma tecnologia assistiva composta por uma bengala eletrônica e um aplicativo para smartphone que visa contribuir para a acessibilidade de deficientes visuais sob a perspectiva de práticas de cultura maker. Quando associado ao piso tátil, o uso do protótipo torna possível a identificação dos setores de um recinto pelo deficiente visual, através de avisos audíveis transmitidos para o usuário por meio de seu smartphone mediante a detecção de um determinado cartão de identificação, ou tag, presente no piso tátil. Para a construção dessa tecnologia assistiva proposta, foi empregado o microcontrolador ESP 32 e a ferramenta tecnológica denominada Identificação por Radiofrequência (RFID – do inglês Radio Frequency Identification). Dessa forma, o protótipo comunica-se com um aplicativo via conexão bluetooth, de modo que o ESP 32 encaminha para o usuário a informação referente a sua localização com base na identificação realizada por um leitor RFID quando este detecta um cartão de identificação RFID. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e experimental, considerando literaturas acerca dos conceitos e tecnologias abordadas neste trabalho. O projeto continua em andamento, porém com grau avançado na realização de testes práticos de usabilidade, visando seu aprimoramento. Os resultados parciais já assinalam a viabilidade do protótipo e a relevância de seus benefícios, inclusive para utilização em contexto escolar, com perspectivas futuras de novas pesquisas.

Referência(s)