
OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO 5° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA RAIMUNDA NONATA SOARES DE DEUS NA ZONA LESTE DE MANAUS NO ANO DE 2020
2024; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n8-005
ISSN2764-7757
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo abrange um dos assuntos de suma importância da atualidade relacionado ao processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de ciências que envolvem conteúdos e práticas experimentais científicas aplicáveis no contexto educacional. Diante desta abordagem a pesquisa busca compreender o ensino de ciências por métodos experimentais na visão de educadores e educandos, buscando responder quais as dificuldades encontradas pelos educadores, desde suas formações e capacitações, além de estratégias e metodologias utilizadas em sala de aula, assim também como os estudantes em seus anseios frente as novas abordagens que o ensino de ciências vem possibilitando como recursos indispensáveis nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa explicativa de abordagem quantitativa a partir de uma pesquisa de campo realizada por meio de observação e aplicação de questionários aos professores e alunos da turma do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Professora Raimunda Nonata Soares de Deus na Zona Leste de Manaus/AM no ano de 2020. O tema é pertinente, pois o Ensino experimental científico na disciplina de ciências possibilita aos indivíduos o desenvolvimento de um espírito investigativo, questionador e crítico, além de promover uma aprendizagem significativa no contexto educacional.
Referência(s)