
PROMPT-EDU: fine-tuning command script for ChatGPT
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8374
ISSN2674-905X
AutoresDenise da Vinha Ricieri, Adriana Mara Guimarães de Farias, Fabiano Rodrigues de Souza, Raphaela Vasconcelos Gomes Barreto,
Tópico(s)Machine Learning in Healthcare
ResumoO estudo mostra uma sequência de prompts testadas para otimizar o ajuste fino (FT) do ChatGPT nos contextos do processo ensino-aprendizagem. Um estudo experimental descritivo qualitativo alinhou três perfis de prompts em uma sequência denominada Roteiro Prompt-EDU, onde foi testado em diferentes versões do ChatGPT, no Brasil e nos EUA. A aplicação deste Roteiro se deu no contexto do prompt dos personagens, em um diálogo simulado entre Paulo Freire e Mark Zuckerberg, discutindo a perspectiva da Inteligência Artificial e a Educação. Os resultados mostraram que o Roteiro Prompt-EDU teve sucesso nos marcadores analíticos estabelecidos e mostrou desempenho similar ao descrito na literatura para a aprendizagem profunda de máquina. Concluiu-se pela confiável do Roteiro para otimizar o FT em contas de usuários iniciantes, para os temas específicos do processo ensino-aprendizagem.
Referência(s)