Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PROMPT-EDU: fine-tuning command script for ChatGPT

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8374

ISSN

2674-905X

Autores

Denise da Vinha Ricieri, Adriana Mara Guimarães de Farias, Fabiano Rodrigues de Souza, Raphaela Vasconcelos Gomes Barreto,

Tópico(s)

Machine Learning in Healthcare

Resumo

O estudo mostra uma sequência de prompts testadas para otimizar o ajuste fino (FT) do ChatGPT nos contextos do processo ensino-aprendizagem. Um estudo experimental descritivo qualitativo alinhou três perfis de prompts em uma sequência denominada Roteiro Prompt-EDU, onde foi testado em diferentes versões do ChatGPT, no Brasil e nos EUA. A aplicação deste Roteiro se deu no contexto do prompt dos personagens, em um diálogo simulado entre Paulo Freire e Mark Zuckerberg, discutindo a perspectiva da Inteligência Artificial e a Educação. Os resultados mostraram que o Roteiro Prompt-EDU teve sucesso nos marcadores analíticos estabelecidos e mostrou desempenho similar ao descrito na literatura para a aprendizagem profunda de máquina. Concluiu-se pela confiável do Roteiro para otimizar o FT em contas de usuários iniciantes, para os temas específicos do processo ensino-aprendizagem.

Referência(s)