Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Criações com Alice no País das Maravilhas: Professoras de Matemática Pesquisam sobre Relações

2024; Pedagogical and Technological University of Colombia; Volume: 15; Issue: 42 Linguagem: Português

10.19053/uptc.22160159.v15.n42.2024.16673

ISSN

2462-8603

Autores

Denise Silva Vilela, Deborah Veviani Da Silva, Maiara Araújo, S. Vicente,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla que aborda relações entre educação matemática e arte tanto na formação do professor como na escola. O estudo se baseia em Experiências Formativas pautadas em perspectivas do filósofo francês Gilles Deleuze, entendendo a aprendizagem como experiência e sentido, transversal e imprevisível e a arte como um disparador de signos O livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, foi utilizado para movimentar a formação tradicional e excessivamente matemática das professoras Para tanto, professoras de matemática em formação inicial e continuada realizam pesquisas e propõem oficinas focalizando temáticas associadas à obra: lógica e nonsense, noção de tempo, revolução industrial, era vitoriana e relações étnico-raciais. O presente artigo se concentra nesta última, ou seja, em questões atinentes ao racismo e, para isso, também toma uma obra de arte, o quadro denominado A redenção de Cam. A Experiência permitiu vincular o estudo da matemática e da lógica com os paradoxos e o racismo emergente na época em que Carroll escreveu o livro.

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