Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ensino da literatura, em tempos de pandemia, por meio de releituras nas aulas de língua espanhola. Dom Quixote, presente!

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.13102/cl.v24i3.10286

ISSN

2594-9675

Autores

Luzia Antonelli Pivetta, Andréa Cesco,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Incluir a literatura nas aulas de Língua Espanhola no ensino médio expande o conhecimento linguístico dos discentes, a cultura de determinadas épocas e países, e propicia momentos de fruição literária. Com esse propósito, as adaptações de obras clássicas e suas releituras podem contribuir no sentido de aproximá-los aos textos literários, despertando o interesse pela leitura. Diante disso, este artigo apresenta uma sequência de atividades realizada, durante a pandemia (2020 e 2021), com o objetivo de familiarizar os discentes de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual de Santa Catarina com a obra El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (de 1605 e 1615) de Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616), por meio da utilização de diversos gêneros, tanto em Língua Estrangeira quanto em Língua Materna, como comics, músicas, charges, cordéis, séries e adaptações. A multimodalidade desses textos contribuiu para a inferência de significados e os discentes, além de compreenderem a relevância desse romance, em que a cavalaria é parodiada por Cervantes, puderam apreciar a presença de aspectos culturais e linguísticos, e realizar atividades de escrita criativa, como a produção de uma charge no final da sequência, com a recriação do ambiente e de seus personagens em uma releitura relacionada a temas contemporâneos que envolvem tecnologias, redes sociais e o uso de aplicativos.

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