Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Daquela Marca Lá”: a influência da dêixis no encapsulamento anafórico

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.13102/cl.v24i2.10079

ISSN

2594-9675

Autores

Briane Schmitt, Cláudia Toldo,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

Esta pesquisa tem como tema o processo de referenciação e os sentidos que dele podem ser apreendidos, especificamente em relação às referências utilizadas no universo das redes sociais, considerando a necessidade de ocultar determinado léxico por conta das regras de privacidade recorrentes em tal contexto. O objetivo deste trabalho é analisar a influência do pronome demonstrativo e do dêitico no sentido produzido pelo encapsulamento anafórico quando da resposta no Twitter da famosa marca de cosméticos Avon ao comentário dos administradores da influenciadora Jade Picon. O estudo tem como pressupostos teóricos as considerações de Conte (2003) acerca da noção de encapsulamento anafórico, bem como os estudos de Cavalcante (2005) em relação às noções de anáfora e dêixis, tomando como referência os estudos da Linguística Textual. O corpus de pesquisa é composto pelo texto veiculado na interação via Twitter a partir de uma publicação e dois comentários: a publicação de uma seguidora do Twitter de Jade Picon; o comentário dos administradores da página da influenciadora; a resposta da Avon para essa interação. Essa reflexão é produto de uma pesquisa de tipo exploratória, bibliográfica e sua análise é qualitativa. A constatação deste trabalho é a de que a escolha pelo pronome demonstrativo e pelo dêitico no uso do encapsulamento anafórico potencializa o sentido do núcleo do sintagma, conferindo um tom pejorativo e avaliativo ao encapsulamento como um todo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX