Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UM ESTUDO DE RECEPÇÃO DE PUBLICIDADE COMO SUBSÍDIO À ELABORAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COLABORATIVO AO LETRAMENTO CIENTÍFICO MIDIÁTICO

2024; Linguagem: Português

10.22407/2176-1477/2024.v15.2530

ISSN

2176-1477

Autores

Taysa da Silveira Chrysóstomo, Marcus Vinícius Pereira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O estudo aqui tratado se inicia com uma avaliação de ceticismo, que tem como material base a publicidade, mais especificamente a propaganda televisiva. Associou-se essa avaliação de ceticismo aos estudos de recepção de propagandas, que teve como público-alvo uma turma de Ensino Médio. Intencionou-se observar possíveis desdobramentos para um letramento científico midiático a fim de coletar informações que subsidiem a elaboração de produtos educacionais, cuja finalidade seja tal letramento, a partir de materiais publicitários diversos. O objetivo principal consistiu em verificar que características um Produto Educacional (PE) deve possuir para ser contributivo ao letramento científico midiático, a partir da aplicação de um protótipo de vídeo educacional baseado em uma propaganda comercial televisiva. São observadas noções de modo de endereçamento e estudos de recepção. Utilizou-se a avaliação de ceticismo e a Análise de Livre Interpretação (ALI) foi escolhida para a metodologia, as discussões e análises devidas. Os principais resultados apontam que a inserção de vídeos com mais realismo pode ser melhor aceita como componente de Produto Educacional. Inferiu-se a necessidade de suscitar discussões mais aprofundadas em torno dos conteúdos científicos veiculados em materiais midiáticos televisivos e que sejam efetuadas reflexões em torno disso com mais constância e com recursos didáticos que propiciem estes envolvimentos.

Referência(s)