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História, memória e materialidades da educação infantil em um conjunto de documentos curriculares: Florianópolis – SC (1996-2015)

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 8 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.8-053

ISSN

1988-7833

Autores

Priscila Eli Alves, Solange Aparecida de Oliveira Hoeller,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo tem como objetivo central uma retrospectiva da história, da memória e das materialidades da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) por meio de documentos curriculares, tomando como arco temporal a demarcação dos próprios documentos: 1996 a 2015. O estudo se constitui a partir da análise de um apanhado de documentos selecionados e apresentados a seguir, em ordem cronológica de publicação: Traduzindo em ações: das diretrizes a uma proposta curricular (1996); Síntese de Qualificação na Educação Infantil (2000); Formação em Serviço: partilhando saberes, vislumbrando perspectivas (2004); Diretrizes Educativas Pedagógicas para a Educação Infantil (2010); Orientações Curriculares para a Educação Infantil Municipal (2012); e o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015). Apresenta-se a seguinte questão-problema: Como os documentos curriculares permitem compreender aspectos da história, memória e das materialidades da Educação Infantil na RMEF? Os referenciais teóricos circundam conceitos advindos de abordagens da história cultural, a saber: memória e documento/monumento (Le Goff, 1984; 1996; 2003); cultura material e materialidades (Burke, 1991), (Julia, 2001), (Pesavento, 2003), (Viñao Frago, 2008); e de representações (Chartier, 1991; 1992). Pode-se se aferir que o estudo dos documentos enquanto monumento nos permite acesso às memórias coletivas representadas narrativamente e possibilita compreender como os aspectos das materialidades são concebidos para a Educação Infantil na RMEF. Conscientes de não haver neutralidade nesses registros e nas possíveis ações decorrentes deles, as documentações em circulação na RMEF delineiam nuances das concepções e representações de criança, infância, Educação Infantil e currículo ali presentes.

Referência(s)