
Gerenciamento de Impressões nas Teleconferências Durante o Período de Recuperação Judicial da Oi S.A.
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21446/scg_ufrj.v19i1.61737
ISSN1982-7342
AutoresJonathan de Lara França, Louize Emília Signori, Gabriela de Abreu Passos, Henrique Adriano de Sousa,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoO objetivo da pesquisa consiste em analisar como foram utilizadas as estratégias e táticas de Gerenciamento de Impressões nas teleconferências durante o período de Recuperação Judicial da Companhia Oi S.A. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, em que os dados foram coletados de 12 teleconferências trimestrais da Oi S.A do período do terceiro trimestre de 2019 até o segundo trimestre de 2022 e a análise foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo baseada na segregação tática e estratégica de Gerenciamento de Impressão de Mohamed et al. (1999) e Mendonça e Andrade (2003). Os resultados demonstraram que a empresa usufruiu mais de estratégias de gerenciamento de impressão se comparado com as táticas, que indica a tentativa de melhorar a sua reputação em meio à Recuperação Judicial, com destaque para as categorias de insinuação, promoção organizacional, exemplificação e intimidação. Por sua vez, as táticas de gerenciamento foram menos expressivas, mas ainda assim pode-se perceber seu uso, com destaque para as categorias de explicação e retratação. Por meio do caso estudado, a pesquisa contribuí teoricamente ao evidenciar como as práticas de GI são aplicadas durante períodos de crise, ampliando o entendimento sobre como as comunicações corporativas nas teleconferências se desdobram e incorporam elementos de GI. Além disso, fornece contribuições práticas ao destacar o GI como uma ferramenta a ser utilizada pelos gestores para mitigar impactos durante a recuperação judicial e ainda, estimular debates sobre a utilização de práticas de GI.
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