
O MELHOR DOS TEMPERAMENTOS POSSÍVEIS: A MÚSICA SPECULATIVA DE LEIBNIZ
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 56; Linguagem: Português
10.15210/dissertatio.v56i0.21301
ISSN1983-8891
Autores Tópico(s)Philosophical Thought and Analysis
ResumoEste trabalho investiga os aspectos fundamentais do pensamento de Leibniz acerca da música. A partir de uma análise da tese leibniziana de que a recepção estética do fenômeno musical consiste em um exercício oculto ou inconsciente da aritmética, identificam-se dois pressupostos à luz dos quais é possível traçar as linhas gerais da concepção do autor sobre o tema. De posse dessa caracterização geral, busca-se determinar de modo mais preciso a posição de Leibniz sobre a música no que diz respeito à questão do temperamento. Sustenta-se, a partir de evidências textuais e a despeito de uma interpretação tradicional, que não pode ser atribuída ao autor uma posição puramente racionalista, vinculada ao pitagorismo, e que algumas de suas teses sobre o tema o aproximam de um empirismo musical.
Referência(s)