Um estudo em cibercultura: a comunicação digital de desporto no ciberespaço - estratégias da UEFA para promoção online do futebol feminino
2024; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.46814/lajdv6n2-010
ISSN2674-9297
AutoresInês Conceição, Luís Miguel Cardoso,
Tópico(s)Sports Analytics and Performance
ResumoEste estudo inicia o seu percurso nos conceitos de Cibercultura e Ciberespaço para abordar os desafios da comunicação online no âmbito do ciberespaço e da sociedade de informação, direcionando a comunicação para o desporto e para o futebol feminino. Este estudo, pretende analisar quais são as estratégias de promoção online do futebol feminino que são utilizadas pela UEFA na comunicação online. A metodologia utilizada na realização deste trabalho inclui: a revisão de literatura que é fundamental para contextualizar a comunicação digital e o mundo desportivo, explicando a ligação existente entre ambas as áreas. Esta investigação baseou-se na recolha de dados, através da análise do site oficial da UEFA, das suas redes sociais, e dos vídeos promocionais existentes, cujo objetivo é identificar quais são os padrões e as tendências do futebol feminino na UEFA. Após a recolha e análise de dados, concluímos que a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), fundada a 15 de junho de 1954, na Suíça, tem desempenhado um papel importante na promoção desta modalidade feminina, junto do público. A organização tem criado várias iniciativas e implementado medidas em prol do futebol feminino. A sua comunicação online é significativa, porém existem alguns aspetos que podem ser melhorados ao nível da gestão das redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube e X), onde devem ser aproveitadas todas as potencialidades das ferramentas digitais existentes.
Referência(s)