Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Relação da criança com a natureza na educação infantil: possibilidades de aprendizagens para além da sala de aula

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 26; Issue: 49 Linguagem: Português

10.5007/1980-4512.2024.e93520

ISSN

1980-4512

Autores

Gabrielle Maria de Carvalho, Amanda Valiengo, Cristiane Ferreira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este texto refere-se a uma resenha do livro Abrindo as portas da escola infantil: viver e aprender nos espaços externos, de autoria de Maria da Graça Souza Horn e Maria Carmem Silveira, professoras universitárias da área da Educação Infantil. O livro publicado em 2022 é resultado de uma parceria, de muitos anos das autoras, que, de maneira comprometida com a formação docente, encaram seu trabalho como forma de animar a vida. A temática da relação da criança com os espaços naturais é apresentada considerando a contribuição da história da Educação Infantil nacional e internacional e das contribuições atuais para auxiliar professoras e professores a abrirem as portas da Educação Infantil. Apesar da relevância da temática, as práticas pedagógicas envolvendo as aprendizagens em espaços externos ou relacionadas à natureza ainda são, muitas vezes, inexistentes dos currículos da Educação Infantil, por isso o livro se torna tão necessário à formação docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX