
O mês de nascimento e a posição influenciam a utilização dos dois pés para jogar futebol em jogadores da categoria Sub-17?
2024; FEADEF; Volume: 59; Linguagem: Português
10.47197/retos.v59.107349
ISSN1988-2041
AutoresJulia Castellano Marques da Cruz Anunciação, Davi Correia da Silva, Caique Andrade, Daniel Carnevale, Fabrício Vasconcellos,
Tópico(s)Sports injuries and prevention
ResumoO objetivo do presente estudo foi verificar as associações entre o efeito da idade relativa (EIR), a assimetria técnica funcional (ATF) e o estatuto posicional de jovens futebolistas da Copa do mundo Sub-17. Para isso, foram analisados todos os jogos das quatro equipes semifinalistas da Copa do Mundo sub 17 de 2019 (Brasil, França, México e Países Baixos). A análise de vídeo foi realizada através da plataforma LongoMatch. Para analisar a ATF foi utilizado o ‘’System of Assessment of Functional Asymmetry of the Lower Limbs in Football’’, instrumento que avalia o índice de utilização de ambos os membros inferiores durante o jogo. Para obter informações sobre data de nascimento, pé dominante e o estatuto posicional dos jogadores, foi utilizado o site Transfermarket. Os resultados mostraram super representação de jogadores nascidos no início do ano na divisão em tercis e semestres. Não houve EIR sobre o estatuto posicional dos jogadores, porém observou-se super representação de jogadores nascidos no 1º tercil em zagueiros, laterais e atacantes. Não houve diferença significativa entre os tercis e semestres de nascimento em relação ao índice de ATF e na assertividade das ações técnicas com ambos os pés. Assim, conclui-se que houve EIR na presente amostra, porém o tercil de nascimento não influenciou no índice de utilização de ambos os pés para jogar futebol. Palavras-chave: Futebol; Assimetria Funcional; Efeito da idade relativa.
Referência(s)