Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NA ESCOLARIDADE BÁSICA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA ERA PÓS MATEMÁTICA MODERNA

2024; Editora Univates; Volume: 45; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3703

ISSN

1983-0378

Autores

Wagner Marcelo Pommer, Pedro Pereira de Almeida Júnior,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo objetivou verificar ‘como’ e ‘em que medida’ o ensino da Trigonometria foi estruturado nas principais propostas curriculares estaduais de São Paulo pós Movimento da Matemática Moderna. Tomamos como referencial metodológico a análise documental, apontada em Gil (2002). Os documentos averiguados foram a Proposta Curricular para o Estado de São Paulo (São Paulo, 1991;1992) e o Currículo do Estado de São Paulo (São Paulo, 2011). Nestes currículos verificamos que ambos perpassam o estudo do teorema de Tales, o teorema de Pitágoras, as relações métricas no triângulo retângulo, o estudo da lei dos senos e cossenos no triângulo qualquer, o círculo trigonométrico e as funções elementares. Em São Paulo (2011) o currículo se baseou em competências, foram observadas inter-relações dinâmicas entre a Trigonometria com as áreas da Geometria e da Álgebra, houve exploração da contextualização pelo uso da ferramenta inter e intradisciplinar, da interdependência e da ideia da proporcionalidade.

Referência(s)
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