Do azul ao amarelo: uma abordagem investigativa sobre a acidificação dos oceanos
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.8-110
ISSN1988-7833
AutoresLuciano Gustavo Oliveira da Silva, Christine Ruta, Eline Deccache-Maia,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA concentração de dióxido de carbono atmosférico aumentou significativamente desde o início da Revolução Industrial, principalmente devido à queima intensa de combustíveis fósseis. Essa emissão de CO2 está diretamente ligada à acidificação dos oceanos, resultando na diminuição do pH das águas e afetando organismos marinhos, especialmente os calcificadores. Neste contexto, o artigo propõe a utilização de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A SEI foi aplicada a quinze professores da Rede Municipal de Barra Mansa, que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental para verificar suas contribuições para o ensino de Ciências. A sequência incluiu etapas de problematização, resolução e sistematização do conhecimento que foram aplicadas no Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense). Durante a execução da SEI, foram realizadas observações e registros em diário de campo das falas e comportamentos dos professores. Após a execução, os professores participaram de um grupo focal para refletir sobre as contribuições da atividade. A aplicação da SEI revelou um interesse crescente dos professores nas discussões sobre os problemas ambientais. Os dados analisados, utilizando a tematização de Fontoura, indicam que a SEI promove a reflexão, sensibilização para o tema e pode desenvolver a capacidade de decisões de maneira mais crítica. Assim, a SEI mostrou-se uma estratégia com potencial para ser utilizada no ensino de Ciências.
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